quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Mercado Central no "BH Espera por você"

Roberto Noronha Filho, presidente do BHC&VB recebe Macoud Rademacker, presidente do Mercado Central, na Casa do Turismo.


Um ícone da cultura mineira já aderiu ao projeto “BH espera por você”. O Mercado Central representa Belo Horizonte nos quatro pilares do projeto. É cultura, é gastronomia, turismo e compras. É o ponto turístico mais conhecido da cidade, de acordo com a Belotur.

Passear pelas, mais de 400, lojas do Mercado é uma viagem às raízes mineiras. Queijo Canastra, queijo Minas, as melhores cachaças, artesanato, o famoso fígado com jiló, são algumas das delícias que você pode consumir no local ou levar para sua casa.

“O mercado representa a expressão do nosso povo, passar alguns momentos em nossas vielas é como viajar no tempo e sentir a mineiridade que cada anônimo que frequenta este local transmite com a sua simplicidade. O mercado vive, pulsa e não é só com as compras mas com todas as formas qe aqui se encontram” garante Macoud Rademacker, presidente do Mercado.

A parceria é sucesso garantido, as expectativas do presidente são as melhores possíveis e, com tudo isso, os mineiros, da capital e do interior, e os turistas de todo o país só tem a ganhar.

“Belo Horizonte precisa de projetos dessa magnitude e que visem alavancar a nossa atividade no período de janeiro e fevereiro. Estamos empenhados em fazer uma cidade ativa o ano todo e estamos agindo justamente neste intervalo, que é período de férias, onde temos turistas de outros destinos que agora descobrirão o que BH tem para oferecer e, quem sabe, sermos o seu destino de muitas outras viagens” afirma o presidente do Mercado Central.



O Mercado - em http://www.mercadocentral.com.br

A religiosidade e os hábitos alimentares da cultura em Minas têm relação direta com elementos do folclore regional, suas lendas e “causos”, simpatias e crendices. Ainda que pouco difundidos atualmente, certos hábitos estão infiltrados no modo de ser do mineiro, e conhecer suas origens é, sem dúvida uma forma de compreender sua identidade enquanto povo. O Mercado Central é, antes de tudo, um centro popular de encontro da cultura mineira e seus atrativos histórico-culturais revelam a sua importância neste cenário.

Misturando tradição e memória com aspectos da vida moderna, o Mercado Central é mais do que uma grande feira ou um centro de abastecimento: é um ícone da cultura local. E sua capacidade de preservar a sua identidade regional e popular e ainda assim poder se desenvolver e manter-se atualizado, propõe a convivência harmônica de objetos de naturezas distintas, pois aqui se pode encontrar artigos típicos que se misturam a manifestações contemporâneas, o artesanal se mistura ao industrial, o regional ao global. Ainda há o convívio de realidades sociais diversas, onde o público se revela extremamente heterogêneo.

É esta democracia cultural que o torna peculiarmente interessante. Conheça aqui mais aspectos sobre a história do Mercado.

3 comentários:

André Franchini Campos de Pinho disse...

Olá!

Meu nome é André e gostei muito do seu blog. Sugiro um site pra ser indicado por você. É bem interessante e traz informações sobre BH, incluindo a possibilidade de realizar reservas de hotéis online! http://www.belo-horizonte.travel/

Aproveito para informar os endereços de meus blogs tbm:
http://bhturismo.blogspot.com/
http://bhturismo.wordpress.com/

Abraços

André Franchini Campos de Pinho disse...

Já adicionei o seu blog ao http://bhturismo.blogspot.com/ ! Aguardo mais informações sobre o BH Espera por Você!

Confiserie Leticia Sanches disse...

Bh e Mercadão é tudo de bom! Amo BH radicalmente!!! Quem sabe podemos fazer alguma parceria? Estou matutando aqui...